domingo, 17 de julho de 2022

Viva! E já se passaram 14 anos. Parabéns ao blog MITÁ ARANDU.

O Blog Mita Arandu surgiu em meados do mês de julho de 2008.  A primeira postagem foi dia 17. A palavra "arandu" já fazia parte do meu vocabulário desde os anos de UNIOESTE, período de graduação em 1991. Sempre tive um olhar diferente sobre a América do Sul, nunca consegui ver o Brasil aos olhos do colonizador. As histórias de livros de história me incomodavam e me incomodam até hoje. Sou latino americano e quero contar minha história como latino americano. Mas isso acontecerá em outras postagens. Hoje apenas quero esclarecer o porquê do nome MITA ARANDU escolhido para intitular o blog. Afinal já se passaram 14 anos e nunca escrevi sobre isso. Para os povos Guarani e Kaiowá a palavra ARANDU significa "ouvir o tempo", "vivenciar", "conhecer com a experiência de vida", ou apenas "conhecimento. Na época em que buscava um nome para o blog, o que mais percebia é que eu era um "ser" que amava o conhecimento - é claro que sou ainda. O conhecimento que queria também não era apenas o dos livros, sempre me interessei por cultura oral, ouvir pessoas, e ainda, que o ver e o sentir, seja um sabor gustativo, ou até mesmo um sabor "do vento",  precisariam estar associados a isso.  Então percebi que a palavra ARANDU representaria muito bem isso. Pronto! palavra escolhida,  então era só buscar a possibilidade de usá-la. O termo sozinho não seria um domínio digital aceito, pois já era utilizado por alguns projetos indigenistas, porém combinado com outra palavra, com certeza, seria permitido. Então um "ser que vivencia" se transformaria em MITÁ ARANDU. Mitá representa "criatura" ou "ser" e arandu "que ouve ou vivencia o tempo". De lá pra cá sigo "ouvindo/vivenciando com sabedoria o tempo. Eis o nome do Blog em uma explicação simples, uma explicação que justifica o que já acontece há 14 anos. Parabéns, MITÁ ARANDU. 

Nenhum comentário: