AULAS


Blog do Professor Emerson
AULA DE REDAÇÃO - 26/05/2015
https://propostasredacao.wordpress.com/category/noticia/
http://www.agenciach.com.br/manchetes-curiosas-publicadas-em-alguns-jornais/


AULA DE REDAÇÃO - 27/04/2015
CHARGES
https://www.youtube.com/watch?v=WC8FaGVCa8c
https://www.youtube.com/watch?v=WC8FaGVCa8c


AULA 1° ANO - 23/04/2015
O TROVADORISMO
https://www.youtube.com/watch?v=bnbDRTdO8kc
https://www.youtube.com/watch?v=Ft8Ujk8qkjw
https://www.youtube.com/watch?v=CkPvcjF4GaA


AULA 3° ANO - 19/03/2015
O RENASCIMENTO
https://www.youtube.com/watch?v=ShdWi91BBGw
https://www.youtube.com/watch?v=VSfQLz2nbwk
POEMAS DE CAMÕES
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090226211027AAgR8qi
OS LUSÍADAS
https://www.youtube.com/watch?v=la4fwJ4Jlj0


AULA 3° ANO  - 09/03/2014
O HUMANISMO
https://www.youtube.com/watch?v=lHEFg2PcgyI
https://www.youtube.com/watch?v=6BqSjA4gagA
https://www.youtube.com/watch?v=FKob8djnps0
MANIQUEÍSMO - https://www.youtube.com/watch?v=A7tCOBZA-OY

AULA 2° ANO - 09/03/2014
REDAÇÃO - VÍDEO:  DOPING
https://www.youtube.com/watch?v=ZI1_S-qfILk
https://www.youtube.com/watch?v=Wkix4HAvdGc
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/02/ellis-cashmore-o-doping-nao-fere-o-espirito-olimpico.html

AULA 3° ANO - 26/02/2105 - CVSJ
QUIZ - FIGURAS DE LINGUAGEM
http://rachacuca.com.br/quiz/24879/figuras-de-linguagem-i/

AULA 2° ANO - 23/02/2015 - CVSJ
https://www.youtube.com/watch?v=2qXiRPR2IXY


AULA 3° ANO - 23/02/2015 - CVSJ
https://www.youtube.com/watch?v=fgFzH6pLX74


AULA 1° ANO - 19/02/2015 - CVSJ
http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-
redacao/exercicios-sobre-linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal.htm



ROMANTISMO
FILMES QUE RETRATAM O CONTEXTO ROMÂNTICO
http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/01/sugestoes-de-filmes-sobre-o-romantismo.html


BARROCO
FILMES QUE RETRATAM O CONTEXTO BARROCO
http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/03/filmes-sobre-o-barroco.html


MODERNISMO NO BRASIL
TERCEIRA FASE
http://www.brasilescola.com/literatura/a-literatura-contemporaneageracao-45.htm



TEATRO - MEMÓRIAS PÓSTUMAS - AYRTON SENNA

https://docs.google.com/document/d/1dnNMYqOyMAYtcxij8OQs8KmaIDVQ2Z2MJALO_wJV9-0/edit



COMO FAZER UMA ANÁLISE DE UM TEXTO
http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/portugues/os-dez-mandamentos-para-analise-de-textos
http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/leitura-analise-interpretacao-e-sintese-textual-leitura/25175/

https://www.youtube.com/watch?v=-lxXBDCbe4o
CONTOS MACHADO DE ASSIS - UNIOESTE

https://www.youtube.com/watch?v=4TXW3mqkKt8
REALISMO NA ARTES
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PROVA - PRIMEIROS ANOS - COLÉGIO SÃO JOSÉ
 FOZ DO IGUAÇU 
O ALIENISTA - MACHADO DE ASSIS
REALIZAÇÃO 02 A 06 DE ABRIL DE 2014.
ACESSE O LINK:
https://docs.google.com/forms/d/1anqt0jZ_-n9OEQgHqZImYppFn8bjiGUIkjf2Qa8V2TA/viewform

É SÓ CLICAR E COMEÇAR.
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TAREFA - PRIMEIROS ANOS - COLÉGIO SÃO JOSÉ
 FOZ DO IGUAÇU 
REALIZAÇÃO 17 A 23 DE MARÇO DE 2014.
ACESSE O LINK:

 https://docs.google.com/forms/d/1nVvMXp7QW2huMaGfr_8qLf03Yjpq4MCXHLkMkRPBbr8/viewform

É SÓ CLICAR E COMEÇAR.

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Blof]g do Professor Emerson
 ELEMENTOS PARA A INTRODUZIR IDEIAS EM UM TEXTO

SIGNIFICADO GRUPO
Prioridade, relevância em primeiro lugar, antes de mais nada, primeiramente, acima de tudo, precisamente, principalmente, primordialmente, sobretudo
Tempo (freqüência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade) então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, freqüentemente, constatemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, apenas, já, mal.
Semelhança, comparação, conformidade igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformirdade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como, bem como, como se.
Condição, hipótese se, caso, eventualmente
Adição, continuação além disso, (a)demais, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado.
Também as conjunções aditivas: e, nem, não só, mas também etc.
Dúvida talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.
Certeza, ênfase de certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.
Surpresa, imprevisto inesperadamente, inopinadamente, de súbito, subitamente, de repente, imprevistamente, surpreendentemente.
Ilustração, esclarecimento por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber, ou seja.
Propósito, intenção, finalidade com o fim, a fim de, com o propósito de, para que, a fim de que.
Lugar, proximidade, distância perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, aqui, além, acolá, lá, ali.
E ainda algumas preposições e os pronomes demonstrativos.
Resumo, recapitulação, concusão em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois.
Causa e conseqüência, explicação por conseqüência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, porque, porquanto, pois, que, já que, uma vez, visto que, como (= porque), portanto, logo, pois (posposto ao verbo), que (= porque).
Contraste, oposição, restrição, ressalva pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto, se bem que, por mais que, por menos que, no entanto.
               


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INTERTEXTUALIDADE




VEJA OS CONCEITOS:
https://docs.google.com/presentation/d/1ATNAIDW1i2hPkmLWzKpt-IJtPR2SpbjxjVtnYEfjdHA/edit?usp=sharing



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ESCANÇÃO POÉTICA


Resumindo pra facilitar: faz-se a escansão pela contagem dos sons dos versos (diferente das sílabas normais), até a última sílaba tônica.
  • Exemplificando:
Mi / nha / ter / ra / tem / pal / mei / ras – 7 sílabas
(desconsiderando-se o “ras”, que é átono – ou seja, tem o som mais fraco que o “mei”, que é a última sílaba tônica)
OBS.: Quando em um verso uma palavra terminar por vogal átona e a palavra seguinte começar por vogal ou H (que não tem som, portanto não é fonema, mas uma simples letra), pode ocorrer uma elisão – as duas aparentes sílabas são contadas como uma só. Exemplo:
Es /sa / que-es / tou / a / man / do.
(“que-es” pode se contar como uma só sílaba poética neste verso de 6 sílabas.)
É sempre mais importante considerar o som ao escandir.

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