|
https://propostasredacao.wordpress.com/category/noticia/
http://www.agenciach.com.br/manchetes-curiosas-publicadas-em-alguns-jornais/
AULA DE REDAÇÃO - 27/04/2015
CHARGES
https://www.youtube.com/watch?v=WC8FaGVCa8c
https://www.youtube.com/watch?v=WC8FaGVCa8c
AULA 1° ANO - 23/04/2015
O TROVADORISMO
https://www.youtube.com/watch?v=bnbDRTdO8kc
https://www.youtube.com/watch?v=Ft8Ujk8qkjw
https://www.youtube.com/watch?v=CkPvcjF4GaA
AULA 3° ANO - 19/03/2015
O RENASCIMENTO
https://www.youtube.com/watch?v=ShdWi91BBGw
https://www.youtube.com/watch?v=VSfQLz2nbwk
POEMAS DE CAMÕES
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090226211027AAgR8qi
OS LUSÍADAS
https://www.youtube.com/watch?v=la4fwJ4Jlj0
AULA 3° ANO - 09/03/2014
O HUMANISMO
https://www.youtube.com/watch?v=lHEFg2PcgyI
https://www.youtube.com/watch?v=6BqSjA4gagA
https://www.youtube.com/watch?v=FKob8djnps0
MANIQUEÍSMO - https://www.youtube.com/watch?v=A7tCOBZA-OY
AULA 2° ANO - 09/03/2014
REDAÇÃO - VÍDEO: DOPING
https://www.youtube.com/watch?v=ZI1_S-qfILk
https://www.youtube.com/watch?v=Wkix4HAvdGc
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/02/ellis-cashmore-o-doping-nao-fere-o-espirito-olimpico.html
AULA 3° ANO - 26/02/2105 - CVSJ
QUIZ - FIGURAS DE LINGUAGEM
http://rachacuca.com.br/quiz/24879/figuras-de-linguagem-i/
AULA 2° ANO - 23/02/2015 - CVSJ
https://www.youtube.com/watch?v=2qXiRPR2IXY
AULA 3° ANO - 23/02/2015 - CVSJ
https://www.youtube.com/watch?v=fgFzH6pLX74
AULA 1° ANO - 19/02/2015 - CVSJ
http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-
redacao/exercicios-sobre-linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal.htm
ROMANTISMO
FILMES QUE RETRATAM O CONTEXTO ROMÂNTICO
http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/01/sugestoes-de-filmes-sobre-o-romantismo.html
BARROCO
FILMES QUE RETRATAM O CONTEXTO BARROCO
http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/03/filmes-sobre-o-barroco.html
MODERNISMO NO BRASIL
TERCEIRA FASE
http://www.brasilescola.com/literatura/a-literatura-contemporaneageracao-45.htm
TEATRO - MEMÓRIAS PÓSTUMAS - AYRTON SENNA
https://docs.google.com/document/d/1dnNMYqOyMAYtcxij8OQs8KmaIDVQ2Z2MJALO_wJV9-0/edit
COMO FAZER UMA ANÁLISE DE UM TEXTO
http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/portugues/os-dez-mandamentos-para-analise-de-textos
http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/leitura-analise-interpretacao-e-sintese-textual-leitura/25175/
https://www.youtube.com/watch?v=-lxXBDCbe4o
CONTOS MACHADO DE ASSIS - UNIOESTE
https://www.youtube.com/watch?v=4TXW3mqkKt8
REALISMO NA ARTES
__
___
PROVA - PRIMEIROS ANOS - COLÉGIO SÃO JOSÉ
FOZ DO IGUAÇU
O ALIENISTA - MACHADO DE ASSIS
REALIZAÇÃO 02 A 06 DE ABRIL DE 2014.
ACESSE O LINK:
https://docs.google.com/forms/d/1anqt0jZ_-n9OEQgHqZImYppFn8bjiGUIkjf2Qa8V2TA/viewform
É SÓ CLICAR E COMEÇAR.
____________________________________________________________________________
TAREFA - PRIMEIROS ANOS - COLÉGIO SÃO JOSÉ
FOZ DO IGUAÇU
REALIZAÇÃO 17 A 23 DE MARÇO DE 2014.
ACESSE O LINK:
https://docs.google.com/forms/d/1nVvMXp7QW2huMaGfr_8qLf03Yjpq4MCXHLkMkRPBbr8/viewform
É SÓ CLICAR E COMEÇAR.
_______________________________________________________________________________
Blof]g do Professor Emerson |
SIGNIFICADO | GRUPO |
Prioridade, relevância | em primeiro lugar, antes de mais nada, primeiramente, acima de tudo, precisamente, principalmente, primordialmente, sobretudo |
Tempo (freqüência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade) | então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, freqüentemente, constatemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, apenas, já, mal. |
Semelhança, comparação, conformidade | igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformirdade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como, bem como, como se. |
Condição, hipótese | se, caso, eventualmente |
Adição, continuação | além disso, (a)demais, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado. Também as conjunções aditivas: e, nem, não só, mas também etc. |
Dúvida | talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que. |
Certeza, ênfase | de certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza. |
Surpresa, imprevisto | inesperadamente, inopinadamente, de súbito, subitamente, de repente, imprevistamente, surpreendentemente. |
Ilustração, esclarecimento | por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber, ou seja. |
Propósito, intenção, finalidade | com o fim, a fim de, com o propósito de, para que, a fim de que. |
Lugar, proximidade, distância | perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, aqui, além, acolá, lá, ali. E ainda algumas preposições e os pronomes demonstrativos. |
Resumo, recapitulação, concusão | em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois. |
Causa e conseqüência, explicação | por conseqüência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, porque, porquanto, pois, que, já que, uma vez, visto que, como (= porque), portanto, logo, pois (posposto ao verbo), que (= porque). |
Contraste, oposição, restrição, ressalva | pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto, se bem que, por mais que, por menos que, no entanto. |
************************************************************
INTERTEXTUALIDADEVEJA OS CONCEITOS:
https://docs.google.com/presentation/d/1ATNAIDW1i2hPkmLWzKpt-IJtPR2SpbjxjVtnYEfjdHA/edit?usp=sharing
*************************************************************
ESCANÇÃO POÉTICA
Resumindo pra facilitar: faz-se a escansão pela contagem dos sons dos versos (diferente das sílabas normais), até a última sílaba tônica.
- Exemplificando:
Mi / nha / ter / ra / tem / pal / mei / ras – 7 sílabas
(desconsiderando-se o “ras”, que é átono – ou seja, tem o som mais fraco que o “mei”, que é a última sílaba tônica)
OBS.: Quando em um verso uma palavra terminar por vogal átona e a palavra seguinte começar por vogal ou H (que não tem som, portanto não é fonema, mas uma simples letra), pode ocorrer uma elisão – as duas aparentes sílabas são contadas como uma só. Exemplo:
Es /sa / que-es / tou / a / man / do.
(“que-es” pode se contar como uma só sílaba poética neste verso de 6 sílabas.)
É sempre mais importante considerar o som ao escandir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário