sexta-feira, 15 de novembro de 2024

FELIZ EXISTÊNCIA

Dia dez de dezembro aqui em casa sempre foi uma data de alegria. Durante muitos anos, acordar nesse dia era certeza de um almoço especial. Costela de forno embrulhada no saco de papel, mesa impecável e o bolo feito pela minha mãe para comemorar o aniversário do meu pai. Era mais um ano de vida do Sr. Sebastião Jonadab Fulgêncio de Lima. Seu Tião, Seu Lima, Jonadab (poucas pessoas sabiam e o chamavam por esse nome).

Ele contava sua idade de uma maneira costumeira e engraçada. Era hilário ouvir. Os conhecidos da época do mercadinho, familiares e amigos perguntavam: “Quantos anos, seu Tião/seu Lima?” E ele, mais que depressa, sempre sorrindo, dizia a idade seguida da expressão: “De feliz existência.” Hoje, estaria completando 73 anos. Acredito que ouviríamos ele falando várias vezes: “73 anos de feliz existência”. Como gostaria de ouvir ao menos mais uma vez...

Hoje, data em que lembramos do pai, amanheceu chovendo. Minha programação para o dia, um domingão, foi completamente alterada. Não teve pedalada de manhã, não teve pastel na feira, não teve Blue Park com amigos. Ficamos em casa, almoçamos juntos: minha mãe, Marilu e eu. E algo marcou meu dia 10. Todos os anos, minha mãe enfeita a casa para o Natal. Neste ano, as coisas estavam bem atrasadas por aqui. Resolvi ajudá-la na ornamentação.

Pode parecer simples, mas, ao tirar o presépio da caixa, não pude conter um momento de emoção. Parei, baixei a cabeça e muitas lembranças me vieram. Não sei se você sabe o que é um presépio e o que isso significa. A palavra presépio tem sua origem no latim praesepium – que significa apenas curral, cercado onde se guardam animais. E, no século XIV, tomou conotação religiosa de representação cênica do nascimento de Jesus Cristo numa estrebaria. É inegável que Jesus nasceu. Há controvérsias sobre datas, lugares, cenários sociais. Mas isso não importa.

No livro de Isaías, há uma profecia de que Ele viria como um bebê: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Em Miquéias 5:2, está a profecia de que Jesus nasceria em Belém. Em Mateus 2:4–6, os escribas sabiam que, segundo a profecia, o Messias nasceria em Belém. Jesus nasceu.

Meu dia 10 ainda não terminou. A surpresa foi ainda maior quando, no fundo da caixa dos enfeites de Natal, encontrei mais um presépio. Bem pequeno, em relação ao que estava montando. Mas sua presença neste momento trouxe lembranças gigantescas. O presépio pequeno está em nossa família há 40 anos. Foi um presente de Natal muito diferente que ganhamos de minha avó Aurora. Ela estava comprando presentes para todos os netos, e lembro que minha mãe a acompanhava para ajudar nas compras. O presente que ela escolheu para nós foi uma camisa de time.

Mas, em uma das lojas, havia um presépio. Meu irmão e eu ficamos brincando com os animaizinhos do presépio e, no final das compras, para nossa maior alegria e surpresa, ela nos presenteou com esse "pequenininho". Quantas lembranças... Meus avós, os Natais em família, tios, primos...

Um dos animaizinhos estava quebrado: o camelo. Demorei para encontrar a cabeça que faltava. Colando a cabeça do camelo que estava quebrada, parecia que minha cabeça é que estava em outros lugares...

Nenhum comentário: