quarta-feira, 12 de novembro de 2014

GÊNEROS TEXTUAIS PAS - UEM - Prof.º Thiago Benitez

Galera, o professor Thiago Benitez organizou uma excelente revisão com todos os gêneros textuais que serão cobrados no PAS-UEM.

Segue link: https://docs.google.com/file/d/0B93uSagnPDecR1paLWl3VFo0aE0/edit

Veja um exemplo:

RESUMO
Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc. A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.
Resumir é identificar as ideias centrais e secundárias de um texto; é apresentar uma síntese do texto que corresponde à compreensão do que foi lido. Resumir é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objetividade. O resumo é um texto que apresenta as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pelo qual surgem.

Exemplo de Resumo:
Em seu texto publicado na Folha de São Paulo (22/10/2005), Marcelo Gleiser levanta a seguinte questão: afinal a ciência é uma criação humana ou apenas uma descoberta? Para muitos, cientista é aquele que revela o sentido oculto das coisas pré-existentes, enquanto que o artista cria o que não existia antes. No entanto Gleiser acredita que a ciência é uma criação do homem, assim como a arte o é, apesar de obedecerem a critérios diferentes. Como exemplo ele cita a gravidade, que ao longo da história foi explicada de maneiras distintas por Aristóteles, Newton e Einstein, mas que poderá encontrar novas possibilidades de explicação à medida em que o conhecimento científico avança. Portanto, finaliza Marcelo, a visão científica é uma construção humana em constante transformação, e o que se descobre são novos modos de criar.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.