domingo, 12 de outubro de 2014

Pratica pedagógica inova no ensino de idiomas - professora e alunos criam revista bilíngue.

Pratica pedagógica inova no ensino de idiomas - professora e alunos criam revista bilíngue.

O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo

Seguindo as sábias palavras de Confúcio, alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, sob a coordenação da Professora de Espanhol Marlene Mendes Lopez, desenvolvem trabalho que merece destaque.

A Iniciativa foi confeccionar uma revista de moda, mas o desafio era que a Revista fosse produzida em Espanhol. A Professora ministra aulas de Espanhol para o Ensino Médio já há alguns anos e sentiu a necessidade de inovar. Marlene relata que “trabalhos assim, com desafio e com a possibilidade de criação pelos alunos, permitem melhores resultados no aprendizado”. Os alunos se motivam e percebem a necessidade e a funcionalidade do idioma, pois não serão frases soltas, exercícios de flexão gramatical ou vocabular, e sim, a construção textual.

Já para os alunos é perceptível que encaram o desafio com motivação, pois gerará algo tangível, “o aluno gosta de ver o que faz e o processo comunicativo e linguístico às vezes não é percebido pelos educando quando não está materializado”. “Com a Revista é possível acreditar que estamos conseguindo ler, entender e escrever o Espanhol, ficando bem mais real”.

Atividades como essa permitem resultados bem significativos na aprendizagem e despertam habilidades motivando os educandos na escolha de suas futuras profissões.

Confúcio foi o mais famoso filósofo e pensador político da China e viveu entre 552 e 479 a.C.


Nenhum comentário: