terça-feira, 7 de junho de 2011

Escolhendo uma equipe campeã

Por Prof. Menegatti

Phill Jackson, treinador do Chicago Bulls, sabia como ninguém alocar pessoas certas nos lugares certos. Nos bons tempos, ele destacava seus valores da seguinte forma: Michael Jordan marcava cerca de 30 pontos por jogo, liderava e inspirava seus companheiros; Denis Rodman conseguia a façanha de pegar 20 rebotes num jogo e confundia os adversários; Scottie Pippen era excelente na defesa; Luke Longley era um bom marcador e Ron Harper armava as jogadas para Michael arremessar e fazer pontos. Ah, tinha o sexto jogador, que ficava no banco incentivando todo o time.

Bill Hybels, um especialista em formar líderes, dá a fórmula ideal para ser aplicada na construção de uma equipe campeã: os 3 Cs:
1.     Caráter – Ele gera confiança. Intrínseco a essa característica, encontramos e evidenciamos a honestidade, a humildade, a confiabilidade, a ética e até mesmo a demonstração de entusiasmo em servir ao grupo. O caráter, segundo Hybels, é mais importante que a competência, pois um lapso de caráter causa problemas com extensas consequências, ao passo que um lapso de competência pode ser aceito.
2.     Competência – Procure membros que tenham o mais alto nível de competência. Segundo Peter Drucker, as pessoas ideais para formar sua equipe não estão descontentes nem desempregadas. Pelo contrário, estão delirantes de felicidade e contribuem para estabelecer recordes em algum lugar, além de adorarem o ambiente em que trabalham. Portanto, diz Drucker, “vá atrás dessas pessoas e busque pela competência comprovada”.
3.     Combinação – Hoje em dia, encontramos nas empresas muita dificuldade de convivência e comunicação, além de insubordinação. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência nas relações interpessoais, e não por incapacidade técnica. Os novos membros devem e precisam manter um relacionamento apropriado com a liderança e demais membros da equipe. A maior parte do tempo, passamos com pessoas, por isso existe a necessidade de apresentarmos uma combinação no relacionamento interpessoal.
Nada como formar uma equipe campeã, na qual as pessoas certas ocupam os lugares certos, usam seu potencial e decolam para o sucesso.



“Eu sou um homem que se fez sozinho, mas penso que, se tivesse de fazer tudo de novo, eu chamaria alguém”
Rolland Young

Nenhum comentário: