quinta-feira, 20 de abril de 2023

USO DE CITAÇÕES EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS.

 Usar citações em um texto dissertativo argumentativo pode ajudar a fortalecer a argumentação e a embasar os pontos de vista apresentados. Veja abaixo três exemplos de como usar citações em um texto dissertativo argumentativo:

  1. Introduzindo um ponto de vista contrário:

"Embora alguns possam argumentar que a tecnologia é uma ameaça à privacidade, o autor John Doe afirma que 'a privacidade não é morta, mas sim transformada pela tecnologia' (Doe, 2018, p. 37)."

  1. Apoiando um ponto de vista:

"De acordo com a pesquisa realizada por Jane Smith, 'a educação é um fator essencial para a redução da desigualdade social' (Smith, 2016, p. 52). Isso significa que investir em educação é uma forma efetiva de promover a justiça social e combater a desigualdade."

  1. Ampliando a argumentação:

"Para entender a importância da preservação do meio ambiente, é necessário compreender que 'a natureza não é um recurso a ser explorado, mas sim um bem a ser preservado' (Silva, 2015, p. 19). Nesse sentido, é fundamental adotar práticas sustentáveis e buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental."

quinta-feira, 13 de abril de 2023

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

Para que fique bem claro, estamos repetindo a lição da semana passada para que todos tenham uma noção mais detalhada de como funcionam os elementos

A estrutura de um texto dissertativo é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes tem uma função específica e é importante para a organização e clareza do texto. Aqui está uma explicação detalhada sobre cada uma delas, com exemplos:

  • Introdução: a introdução é a primeira parte do texto e tem como objetivo apresentar o tema, o título, a tese e os argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto. Ela também deve despertar a atenção do leitor e motivá-lo a continuar lendo. Para isso, pode-se utilizar técnicas como apresentação de uma situação-problema, uma pergunta, uma citação ou uma analogia. A introdução deve ser clara e objetiva, sem entrar em detalhes sobre os argumentos que serão apresentados no desenvolvimento.

Exemplo:

Tema: A importância da leitura na formação do cidadão crítico.

Título: A leitura como ferramenta para o desenvolvimento humano.

Tese: A leitura é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, a formação de valores e a construção da identidade cultural.

Introdução: "Você sabia que, segundo dados do IBGE, mais de 30% da população brasileira não lê e nem tem acesso a livros? Diante disso, é importante refletir sobre a importância da leitura para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade. Neste texto, vamos apresentar a leitura como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento humano, abordando seus benefícios e os desafios enfrentados para sua democratização."

  • Desenvolvimento: o desenvolvimento é a parte do texto em que são apresentados os argumentos que comprovam a tese apresentada na introdução. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo separado, iniciando com uma frase de transição que faça a ligação entre a tese e o argumento. É importante utilizar fontes confiáveis e exemplos concretos para ilustrar cada argumento apresentado. O desenvolvimento deve ser organizado e seguir uma lógica clara, com os argumentos apresentados em ordem de importância ou relevância.

Exemplo:

Tese: A leitura é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, a formação de valores e a construção da identidade cultural.

Desenvolvimento:

Argumento 1 - Desenvolvimento do pensamento crítico: A leitura permite ao leitor desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos, bem como de compreensão de diferentes perspectivas. Por meio da leitura, o leitor pode aprimorar sua habilidade de argumentação e de reconhecimento de falácias argumentativas.

Argumento 2 - Formação de valores: A leitura também é uma ferramenta importante na formação de valores, pois permite ao leitor entrar em contato com diferentes culturas, realidades e visões de mundo. Além disso, a leitura pode contribuir para a reflexão crítica sobre questões sociais, políticas e éticas.

Argumento 3 - Construção da identidade cultural: A leitura pode contribuir para a construção da identidade cultural do leitor, ao apresentar obras literárias e históricas que revelam a diversidade cultural de um povo ou de um período histórico. A leitura de obras literárias também pode ser uma forma de o leitor se identificar com personagens e situações, ampliando sua compreensão sobre si mesmo e sobre a sociedade em que vive.

  • Conclusão: a conclusão é a parte do texto em que são retomados os principais argumentos apresentados no desenvolvimento e se faz uma síntese da tese. Ela deve ser objetiva e clara, deixando uma mensagem final para o leitor. É importante evitar apresentar novos argumentos ou informações na conclusão, pois isso pode causar confusão ou dar a impressão de que o texto ficou incompleto.

Exemplo:

Tese: A leitura é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, a formação de valores e a construção da identidade cultural.

Conclusão: "Em suma, a leitura é uma ferramenta poderosa para a formação do cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade. Ao desenvolver o pensamento crítico, a formação de valores e a construção da identidade cultural, a leitura pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, é fundamental que a leitura seja valorizada e incentivada em todos os âmbitos, desde a educação formal até a oferta de bibliotecas e espaços de leitura em comunidades e bairros."

quinta-feira, 6 de abril de 2023

PARTES DE UMA DISSERTAÇÃO

 Um texto dissertativo é composto por três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes possui uma função específica e é importante para garantir a coesão e coerência do texto. Veja abaixo uma explicação detalhada sobre cada uma dessas partes, acompanhada de exemplos:

  • Introdução: a introdução é a primeira parte do texto e sua função é apresentar o tema, contextualizar o assunto, chamar a atenção do leitor e apresentar a tese. Ela deve ser breve, clara e objetiva, e deve estabelecer um diálogo com o leitor. É importante que a introdução desperte o interesse do leitor para que ele continue lendo o texto.

Exemplo: "A criminalidade é um dos problemas mais graves enfrentados pela sociedade atual. A cada dia, são registrados inúmeros casos de violência e crimes, que afetam diretamente a vida das pessoas e comprometem a segurança pública. Nesse sentido, é importante refletir sobre as causas da criminalidade e buscar soluções para minimizar seus efeitos na sociedade."

  • Desenvolvimento: o desenvolvimento é a parte central do texto e sua função é apresentar argumentos que sustentem a tese apresentada na introdução. É a parte mais extensa do texto e deve ser dividida em parágrafos, cada um com um argumento específico. Os argumentos devem ser baseados em fatos, dados e informações relevantes, e devem ser apresentados de forma clara e objetiva.

Exemplo: "Dentre as causas da criminalidade, podemos citar a falta de investimento em políticas sociais, a desigualdade social, a falta de oportunidades de emprego e a impunidade. Ainda que a criminalidade seja um problema complexo e multifacetado, é possível encontrar soluções para reduzi-la. É fundamental que o Estado invista em políticas sociais e educacionais que promovam a inclusão social e o acesso à educação e ao trabalho. Além disso, é necessário que as leis sejam aplicadas de forma efetiva, garantindo a punição dos criminosos e a proteção da sociedade."

  • Conclusão: a conclusão é a última parte do texto e sua função é retomar a tese apresentada na introdução e reforçar os argumentos apresentados no desenvolvimento. Ela deve ser breve, clara e objetiva, e deve apresentar uma solução para o problema abordado ou uma reflexão sobre o tema.

Exemplo: "Em suma, a criminalidade é um problema complexo e multifacetado, mas é possível encontrar soluções para reduzi-la. É fundamental que a sociedade e o Estado trabalhem juntos para investir em políticas sociais e educacionais, garantir a aplicação das leis e promover a inclusão social. Somente assim será possível construir uma sociedade mais segura e justa para todos."

É importante ressaltar que as três partes do texto devem estar interligadas e coerentes, garantindo a unidade do texto. A introdução deve apresentar a tese que será defendida ao longo do texto, o desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem essa tese, e a conclusão deve retomar a tese e apresentar uma solução ou reflexão sobre o tema.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Por que fazer EJA - Educação de Jovens e Adultos?

 Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode escolher fazer EJA - Educação de Jovens e Adultos. Algumas dessas razões incluem:

  1. Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio: Uma das principais razões pelas quais as pessoas fazem EJA é para concluir seus estudos do Ensino Fundamental ou Médio, que não conseguiram completar na idade adequada. A conclusão do ensino fundamental ou médio pode ser necessária para avançar em carreiras ou continuar os estudos em níveis superiores de ensino.

  2. Avanço na carreira: Muitas pessoas fazem EJA para melhorar suas habilidades e conhecimentos, a fim de avançar em suas carreiras ou obter empregos melhores. A educação pode ajudar a desenvolver habilidades como comunicação, resolução de problemas, liderança e trabalho em equipe.

  3. Autoaperfeiçoamento: Alguns indivíduos fazem EJA simplesmente para expandir seus conhecimentos e habilidades, como parte de sua busca por autoaperfeiçoamento.

  4. Exigência do trabalho: Algumas profissões exigem que os trabalhadores tenham concluído o ensino fundamental ou médio para serem elegíveis para certas posições ou promoções.

  5. Satisfação pessoal: A conclusão da Educação de Jovens e Adultos pode trazer satisfação pessoal e um senso de realização, ajudando as pessoas a atingir suas metas e objetivos pessoais.

Independentemente da razão, a Educação de Jovens e Adultos é uma opção valiosa para aqueles que desejam concluir seus estudos ou aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Caso você não tenha concluído ainda seus estudos, venha estudar no DOM - EJA A DISTÂNCIA.

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quinta-feira, 30 de março de 2023

TEMA, TÍTULO E TESE NO TEXTO DISSERTATIVO

 Tema, título e tese são elementos importantes na construção de um texto dissertativo. Cada um tem sua função específica e é fundamental para garantir a clareza e a coesão do texto. Aqui está uma explicação detalhada sobre cada um deles, com exemplos:

  • Tema: o tema é o assunto geral do texto, o que será discutido ou explorado. Ele pode ser bastante amplo e genérico, como "educação", "saúde" ou "meio ambiente", por exemplo. O tema é a base a partir da qual o escritor desenvolve sua argumentação.

Exemplo: "Desigualdade social no Brasil"

  • Título: o título é a forma de apresentar o tema de forma mais precisa e criativa. Ele deve chamar a atenção do leitor e despertar o interesse pelo texto. O título pode ser uma frase curta e impactante, uma pergunta, uma provocação, uma citação ou uma analogia, por exemplo.

Exemplo: "A face oculta do Brasil: a desigualdade social como obstáculo ao desenvolvimento"

  • Tese: a tese é a afirmação central do texto, a posição que o escritor irá defender ou demonstrar ao longo do texto. Ela deve ser clara, objetiva e apresentar um ponto de vista sobre o tema. A tese é a resposta à pergunta "o que o escritor quer provar com este texto?".

Exemplo: "A desigualdade social no Brasil é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do país, pois afeta a qualidade de vida da população, limita o acesso à educação, saúde e segurança, e perpetua a exclusão social e econômica."

É importante ressaltar que o título e a tese devem estar alinhados com o tema do texto. O título deve ser criativo, mas não pode fugir do tema ou apresentar uma informação que não será abordada no texto. Já a tese deve ser coerente com o tema e apresentar argumentos que comprovem sua veracidade ao longo do texto.

Em resumo, o tema é o assunto geral do texto, o título é a forma criativa de apresentar o tema e a tese é a afirmação central do texto, que será defendida ao longo da argumentação. Quando esses três elementos estão bem estruturados e alinhados, o texto se torna claro, objetivo e envolvente para o leitor.

quinta-feira, 23 de março de 2023

EXEMPLOS DE INTRODUÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVOS

Existem vários tipos de introdução que podem ser utilizados em textos dissertativos. Aqui 10 exemplos que podem ser úteis para você que deseja começar a estudar para o vestibular ou concurso:

  1. Introdução com pergunta retórica: Consiste em fazer uma pergunta que não exige resposta direta e, em seguida, apresentar a tese que será defendida no texto. Exemplo: "Você já parou para pensar no impacto que a tecnologia tem na nossa vida diária? Neste texto, discutiremos como a tecnologia pode afetar nossos relacionamentos e nossa saúde mental."

  2. Introdução histórica: Aqui, o escritor apresenta um breve histórico sobre o tema a ser
    discutido. Exemplo: "A violência sempre foi um problema na sociedade humana. Desde os primórdios da civilização, as pessoas têm lutado para encontrar maneiras de controlar a violência e garantir a segurança de todos. Neste texto, exploraremos algumas soluções possíveis para o problema da violência nas sociedades modernas."

  3. Introdução com estatísticas: O escritor usa estatísticas relevantes para chamar a atenção do leitor para a importância do tema. Exemplo: "De acordo com um estudo recente, mais de 90% dos jovens brasileiros relataram ter sido vítimas de bullying em algum momento de suas vidas. Neste texto, discutiremos as causas e consequências desse problema e como podemos combatê-lo."

  4. Introdução com citação: O escritor apresenta uma citação que resume ou ilustra o ponto de vista que será defendido no texto. Exemplo: "Como disse o filósofo grego Aristóteles, 'o homem é um animal político'. Neste texto, discutiremos a importância da participação política na sociedade moderna."

  5. Introdução com definição: O escritor define o termo central do texto para esclarecer o que será discutido. Exemplo: "A palavra 'sustentabilidade' é frequentemente usada hoje em dia, mas o que ela realmente significa? Neste texto, exploraremos o conceito de sustentabilidade e como podemos tornar nossas sociedades mais sustentáveis."

  1. Introdução com analogia: O escritor apresenta uma analogia para ilustrar o ponto de vista que será defendido no texto. Exemplo: "Assim como o corpo humano precisa de uma alimentação equilibrada para se manter saudável, a sociedade também precisa de políticas públicas equilibradas para garantir o bem-estar de todos. Neste texto, discutiremos a importância das políticas públicas na construção de uma sociedade justa e igualitária."

  2. Introdução com anedota: O escritor apresenta uma breve história engraçada ou interessante para chamar a atenção do leitor e, em seguida, apresenta a tese do texto. Exemplo: "Você já se pegou pensando que a vida seria mais fácil se pudéssemos prever o futuro? Bem, a história que vou contar pode te fazer repensar isso. Neste texto, discutiremos por que é importante viver no presente e aproveitar cada momento."

  3. Introdução com choque: O escritor apresenta um fato surpreendente ou chocante para chamar a atenção do leitor e, em seguida, apresenta a tese do texto. Exemplo: "Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de mortes violentas do mundo? Isso mesmo, mais do que países em guerra como a Síria e o Afeganistão. Neste texto, discutiremos as causas e possíveis soluções para a violência no Brasil."

  4. Introdução com contraste: O escritor apresenta dois pontos de vista opostos sobre o tema a ser discutido para destacar a importância do assunto. Exemplo: "Enquanto alguns argumentam que a tecnologia nos torna mais conectados, outros acreditam que ela nos afasta uns dos outros. Neste texto, exploraremos os prós e contras do uso da tecnologia na sociedade moderna."

  5. Introdução com provocação: O escritor apresenta uma afirmação polêmica ou provocativa para estimular o leitor a refletir sobre o assunto a ser discutido. Exemplo: "Você já se perguntou por que a maioria dos países pobres está localizada nas regiões mais quentes do planeta? Neste texto, discutiremos como as mudanças climáticas estão afetando a economia global e o que podemos fazer para mudar essa realidade."

Lembre-se que a introdução deve ser clara, objetiva e atrativa, de forma a despertar a curiosidade e o interesse do leitor pelo tema a ser abordado no texto.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

ORIGENS DO CARNAVAL

Carnaval é a festa popular mais tradicional do Brasil e é realizado em diversas partes do mundo. Considera-se que a festa surgiu durante a Idade Média, embora tenha características herdadas de festas populares da Antiguidade. O termo “carnaval” deriva do termo em latim “carnis levale”, que significa “retirar a carne” e tem relação com a função da festa em suas origens.

Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.

Como surgiu o Carnaval?

O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente cristã, apesar de algumas de suas características remontarem a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na Antiguidade. A relação entre o Carnaval e o cristianismo está na proposta da Igreja de canalizar os “impulsos carnais” dos fiéis em uma data apenas, para, depois, impô-los um período de restrição e jejum.

Considerando a Antiguidade, podemos traçar aproximações do Carnaval com celebrações de diversos povos, tais como os mesopotâmicosgregos e romanos. No caso daqueles, podemos mencionar uma festa conhecida como Sacéias. Nela, um prisioneiro era escolhido para substituir o rei durante cinco dias. Nesse período, inicialmente, o prisioneiro desfrutava do poder e dos privilégios reais, mas, no fim, era espancado e executado.

A ideia central das Sacéias engloba um elemento herdado pelo Carnaval cristão da Idade Média: a ideia do mundo invertido. Lembremos que o prisioneiro transformava-se em rei durante cinco dias, para ser sacrificado em seguida. Essa lógica está presente no Carnaval até hoje, quando as pessoas fantasiam-se e assumem um papel que não é o delas, por exemplo.

Na Grécia e Roma antigas, também existiam festas com fartura de alimentos, alto consumo de bebidas alcoólicas e danças, além da entrega das pessoas a outros prazeres carnais. Eram festas que podiam ter associação com algum culto religioso. Um exemplo disso era a Lupercália, festa romana realizada no mês de fevereiro.

A Lupercália era uma celebração de passagem de ano cujo objetivo era afastar maus espíritos e realizar uma purificação para garantir a fertilidade. Era muito tradicional e teve alguns de seus elementos transmitidos para as celebrações do Carnaval, segundo apontam os historiadores.

Relação do Carnaval com o cristianismo

Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã. Todas essas celebrações pagãs, com muitas festas, bebedeiras e outros tipos de prazeres, eram condenadas pela Igreja. Assim, a Igreja resolveu condensá-las em um período do ano que antecedesse a Quaresma.

Desse modo, os fiéis tinham um momento para extravasar todos os seus impulsos antes de iniciarem sua restrição. A Igreja tentou impor regras a eles durante o Carnaval, mas fracassou nisso durante todo o medievo. A festa, portanto, seguiu sendo um momento de inversão da ordem e de satisfação dos impulsos carnais.

De toda forma, a posição do Carnaval, realizado antes da Quaresma, é algo proposital estipulado pela Igreja, como uma forma de separação entre o movimento de celebração e o de seriedade religiosa.

Quem trouxe o Carnaval para o Brasil?

O Carnaval chegou ao Brasil por meio dos portugueses, e isso aconteceu no período da colonização. Uma das primeiras manifestações carnavalescas aqui foi o entrudo, uma festa que existia em Portugal e que foi trazida para cá entre os séculos XVI e XVII, tornando-se bastante praticada pela camada popular.

Nessa festa, as pessoas saíam às ruas para sujarem umas às outras utilizando-se de águas perfumadas, líquidos malcheirosos, como urina, ou até mesmo lama. Era um momento de zombaria que podia ser realizado contra transeuntes que estavam na rua ou que podia focar-se em uma pessoa específica. Essa prática existiu aqui até meados do século XX.

Com o tempo, passaram a surgir grupos carnavalescos que conduziam as festas de rua. No século XX, os carros alegóricos e o samba tornaram-se fundamentais para o carnaval brasileiro, que, desde a década de 1930, tornou-se a festa popular mais importante de nosso país.

https://mundoeducacao.uol.com.br/carnaval/as-origens-carnaval.htm