1.
- Mãe, quando parar as chuvas iremos voltar para nossa casa?
- Não temos mais casa, meu filho.
2.
O bombeiro chega ao local do resgate e se depara com as crianças ansiosas pelo salvamento. Pergunta a uma delas: - o que gostaria de levar contigo?
A criança responde: - meu irmãozinho, mas a água já levou.
3.
O rio está subindo ainda?
Sim.
Quando será que vai parar de subir?
Pelos noticiários parece que ainda vai um mês.
Quando começar a descer, a primeira coisa que quero fazer é tomar um banho.
4.
Pai, teremos que sair de casa, o rio está subindo.
Não se preocupe, o rio vai subir lentamente, em 1941 foram 24 dias de chuvas.
Não, pai, temos que sair já. A água está chegando muito rápido.
Mas hoje é o quarto dia ainda. Calma. Temos que ver na casa de qual amigo iremos. Eu me lembro, fica tranquila, minha filha.
Desculpe, pai. Vem comigo. A água já vai alagar tudo. Dessa vez teremos que ir para um abrigo.
Não quero deixar minha casa pela segunda vez...
— Naquela época encheu lento. Subiu devagar. Não teve essa mortandade que tem como essa de agora. O que eu me lembro, que eu via falar, morreu uma pessoa eletrocutada que parece que caiu na água — diz o idoso de 98 anos.
O morador de Porto Alegre Alfredo de Souza Lima, de 98 anos, atravessou as duas enchentes históricas que devastaram a cidade – em 1941 e 2024
5.
Pai, no Rio Grande do Sul tem bastante cavalos, não é?
Sim, muitos.
O senhor viu que um cavalo ficou cinco dias em cima de um telhado esperando alguèm resgatá-lo?
Sim, vi.
O senhor viu que um cavalo foi resgatado do terceiro andar de um prédio pelos bombeiros?
Sim, incrível.
Pai, por que os cavalos não têm asas?
6.
Mãe, chuva é coisa boa ou coisa ruim?
Chuva é coisa boa, meu filho. Por que está perguntando isso?
Ouvi na tevê uma pessoa dizendo que o som da chuva é traumatizante para ela.
7.
Botes cheios. Pessoas com pavor nos rostos. Só mais um lugar.
- Só cabe mais um, diz o bombeiro.
A mãe mais do que depressa, uma atitude sem pensar, instintiva, estica a mão com o documento da criança e o conduz pela janela. "Leva ele, eu fico".
8.
600 mil é bastante, né?
Cara, 600 mil é uma quantia significativa. Olha, daria para comprar umas 3 casinhas e abrigaria 3 famílias com pai, mãe e umas 3 crianças cada uma.
É pouco!
Não estou falando de dinheiro não. Vi no noticiário hoje pela manhã que mais de 600 mil pessoas estão desabrigadas devido as enchentes no Rio Grande do Sul.
É bastante!
Silêncio.
9.
Voluntários. Você sabe o que significa essa palavra no dicionario? Voluntário é aquilo "que não é forçado, que só depende da vontade; espontâneo, que se pode optar por fazer ou não".
Entende o que está acontecendo no Rio Grande do Sul neste momento. Entende que o ser humano escolhe fazer o bem na maioria das vezes.
10.
Várias cenas são impressionantes nesse cenário das enchentes no Rio Grande do Sul, mas uma coisa tem me chamado a atenção. Muitos animais em cima dos telhados. Diariamente os noticiários mostram cachorros, gatos e até cavalos. Seus donos foram resgatados, seus pets ficaram para o segundo momento. Uma espera incansável, um cavalo ficou 5 dias em pé sobre o telhado de uma casa. O ser humano é prioridade. Enfin, uma lição fica para o ano de 2024: A humanindade aprendeu o significado de esperar, de ter paciência. E não foi um ser humano que ensinou...
11.
Manhê, será que o menino que doou essa camiseta para nós usava ela mesmo com esse buraco nas costas?
12.
"Olha minha irmã querida, perdeu tudo e está fazendo marmita para os desabrigados", era a legenda de uma foto no Instagran de uma amigo (Decarli). Na sequência um outro (Vinícius) posta algo que ele nem imagina que faz total conexão com a foto do outro: "Eu vi os meus amigos se tornarem heróis e me orgulho demais de cada um deles". Essa tragédia ficará na história como uma lição de vida.
13.
Casa, residência, habitação, domicílio, morada, vivenda, teto, lar, ninho, toca, rancho, cabana, choupana, apartamento, refúgio, tenda, caverna, proteção... foi isso que as pessoas perderam com a enchente.
14.
Pai, por que as pessoas não entende que se os policiais não precisassem ficar perseguindo e prendendo os bandidos, teríamos mais gente para ajudar nos resgates?
É, meu filho! Nem todo mundo está do mesmo lado.
15.
Um médico, um açougueiro, uma cozinheira, um bombeiro, um motorista de caminhão, uma dona de casa, um estudante, um veterinário, um famacêutico... saíram de suas casas em Foz do Iguaçu e foram ajudar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
16.
" A cidade esteve vários dias às escuras, sem água, sem leite, sem jornal, foi mesmo de assutar! A coitada da Belmira perdeu tudo, tudo... Os móveis abriram-se todos, estragaram-se completamente".
( Helena Silva Stein - 16 anos em 1941)
Esse foi o trecho de uma carta naquela época. O que estariam escrevendo as meninas da mesma idade em seus Instagran, Facebook, Twiter, Tic Toc, Whatsapp, Snapchat...
17.
A bicicleta azul jamais sairá da minha mente. Um canal de tevê mostra nesse momento um menino em uma balsa improvisada, somente ele e sua bicicleta azul. Ele rema, a embarcação move-se lentamente e a bicicleta azul está lá, deitada, (um olhar mais da alma permite perceber um travesseiro e uma mantinha cobrindo a bike) sendo salva das águas. Qual seria a história por trás disso? Um presente, uma conquista, um sonho que ele luta para não ir "água a baixo"?
18.
Voltar para casa será mais triste do que quando saímos.
19.
É verdade que estão solicitando comprovante de residência para retirar doações nos pontos de distribuição?
Ouvi dizer que sim.
Como faremos?
20.
Entre restos do que foi um lar, entre barro e ruínas, ali está o casal em um último abraço.
21.
Leptospirose
Hoje é dia 22 de maio de 2024 e a segunda morte por leptospirose é confirmada no Rio Grande do Sul, mais precisamente na famosa Capital do Chimarrão.
23.
Mãe, por que os ratos estão contra nós também?
24.
- Mãe, mãe, um sinônimo de medo?
- Previsão do tempo, meu filho.
Nunca imaginei que a previsão do tempo causaria medo, pavor a um povo.
25.
Será que tudo isso que estamos passando é só culpa das chuvas? Não daria para considerar falhar mecânicas? Talvez as motobombas não funcionaram direito, não estavam dimensionadas corretamente.
Olha amigo, até daria, mas daí teriam que considerar também falha humana e ninguém vai querer assumir essa culpa.
26.
Mãe, você está bem?
Estou sim meu filho, firme e determinada a viver, disse Elvira*.
Os dois desceram ria abaixo em grande velocidade agrarrados em entulhos.
Nem sei onde estamos, o rio nos levou para muito longe de casa, tenho certeza. São tantos destroços que só reconheço essa tampa de geladeira, não aguento mais me equilibrar.
Fique firme, guri. Não pare de grita, não pare de procura seu pai. Não chegou a nossa hora. Fazemos parte do grande exército de sobreviventes, lembraremos ao mundo que Deus nos protegeu.
*Elvira - nome real desse episódio.
P.S. O nome "Elvira" é um nome de origem espanhola cujo significado é "verdadeiro e fiel". É derivado do nome germânico Alfihar, que é composto dos elementos alf - nobre ou sagrado - e hari - exército. Nas escrituras bíblicas o nome Elvira tem como significado "verdadeira adoração". Sua conotação lembra o dever dos cristãos de adorarem a Deus. Um trecho bíblico relata a história de Jefté, que promete a Deus, em caso de vitória, ofertar a primeira pessoa que encontrassse após a batalha, não sabia ele que seria sua filha Elvira.
27.
Precisamos sair de casa novamente, as águas voltaram a subir.
28.
Sabia que existe um abrigo destinado apenas para crianças autistas?
29.
"Essas fotos são tudo o que me resta das memórias de minha mãe".
Frase dita por uma mulher que perdera tudo com as enchentes. Uma equipe de salvamento, em um ato de coragem e compaixão conseguiu resgatar os álbuns da família.
Uma ideia que há tempos passeava em meu pensamento trouxe confirmação de que o que pensava tinha sentido. Em um dado momento, não me recordo o porquê disse que as pessoas somente morrem quando deixam de ser lembradas ou citadas. As memórias podem passar de pai para filho. Os filhos dessa mulher com certeza saberão quem foi sua avó, e mais, terão lembranças visuais por esse talvez, simples, mas heroico ato.
30.
Um amigo do corpo de bombeiros relatou ontem que já foram 13 carretas de doações daqui de Foz do Iguaçu para o Rio Grande do Sul. Ainda em nossa conversa disse que uma nova equipe estava indo para lá e agora não seria para resgate de pessoas vivas, mas de reconhecimento dos mortos...
31.
Sobe para 169 o número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Novo boletim da Defesa Civil confirmou três novos óbitos. Número de desaparecidos caiu para 56 pessoas
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 2,3 milhões de pessoas e 469 municípios gaúchos foram atingidos pela tragédia climática. Ao todo, 581 mil pessoas desalojadas estão desalojadas e 55 mil em se encontram em abrigos.
Revista Veja 26/05/2025 - Às 11h13.
32
Hoje completa um mês das enchentes no Rio Grande do Sul. Muitas pessoas ainda não conseguiram voltar para o que restou de suas casas. A capital está repleta de lixo na ruas. Comércios que tentam se reabrir não aproveitam nada do que ficou sob as águas. Os abrigos estão ainda lotados. Em alguns lugares a água não baixou. (29/05/2024)
33.
Aqui no Paraná, em alguns supermercados, as gôndolas apresentam informações de produtos que são produzidos pela indústria graúcha. Nem todo o Brasil está unido em prol do Rio Grande do Sul, mas a região Sul, sim.
34.